BLOG do O JORNALISTA

março 9, 2012

Medidas Provisórias trancam pauta do Senado

Filed under: Uncategorized — ojornalista @ 5:19 pm

A luta continua! Com o envio de uma série de Medidas Provisórias do governo ao Congresso Nacional, a votação em 2º turno da PEC dos Jornalistas no Senado ainda está indefinida. A FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas prosseguem com a mobilização em Brasília para agilizar a tramitação da matéria e buscar alternativas para o cumprimento do acordo de lideranças para a votação da proposta neste início de 2012.

Na tramitação legislativa, a votação de Medidas Provisórias é priorizada e tranca a pauta de votações. Mas, conforme o presidente da FENAJ, Celso Schröder, isso não quer dizer que outras matérias não possam ser apreciadas. “A tramitação de medidas provisórias, assim como de outras matérias legislativas, é passível de acordos e adiamentos, o que propicia espaços ou janelas de votação de outros projetos e propostas”, considera. Foi num ambiente parecido com o atual que o Senado aprovou a PEC 33 em 1º turno no final do ano passado.

Schröder resgata que já existe acordo de líderes para a votação da PEC dos Jornalistas no início deste ano. “O ingresso de novas medidas provisórias dificulta a votação de nossa PEC, mas não a impede. Logo, e evidentemente, precisamos de mais mobilização e luta pela votação o quanto antes”, sustenta.

Dirigentes da FENAJ e dos Sindicatos prosseguem no revezamento semanal de acompanhamento dos trabalhos do Congresso Nacional e contatos com líderes partidários e com a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma. E, na perspectiva de fortalecer o movimento, a campanha de envio de emails aos parlamentares, de organização de manifestações, debates e coleta de apoios ao abaixo-assinado em defesa da PEC 33/09 continua.

Juntamente com o movimento pela votação da PEC dos Jornalistas no Senado, a FENAJ trabalha pela evolução da tramitação do Projeto de Lei 2960/11, que propõe um piso nacional para a categoria, e do Projeto de Lei 1078/11, que estabelece a federalização da apuração de crimes contra jornalistas. “Estamos mantendo contatos constantes com os autores dos dois projetos, os deputados André Moura e Protógenes Queiróz, com vistas a uma agenda de atividades em prol das duas propostas”, relata Celso Schröder, adiantando que está previsto o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Jornalistas para abril.

Eleições em São Paulo

No final do mês (27, 28 e 29 de março) haverá eleições para a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado De São Paulo, O Jornalista decidiu marcar posição e apoiar a Chapa 1 – Sindicato Forte – Unidade e Luta. O motivo é simples: a Chapa Cutista reúne os colegas que batalham por nossa regulamentação profissional,  uma bandeira que sempre defendemos.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: