BLOG do O JORNALISTA

setembro 4, 2012

Demissão de dirigentes sindicais gera protestos

Filed under: Uncategorized — ojornalista @ 11:49 pm

Na segunda quinzena de agosto, dois casos demonstraram o desprezo das empresas de comunicação com a legislação sindical brasileira. O jornal A Tribuna, de Santos, demitiu o dirigente sindical Eraldo José dos Santos, profissional com 25 anos de casa e que estava no período de pré-aposentadoria. E em Apucarana (PR), o jornal Tribuna do Norte demitiu por justa causa, no dia 22 de agosto, o diretor do Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná, Maurício Borges. Os Sindicatos da categoria já acionaram suas assessorias jurídicas nos dois casos.

No dia 22 de agosto, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) protestou contra a demissão do diretor da regional de Santos e Baixada Santista, Eraldo José dos Santos, pelo jornal A Tribuna, onde trabalhou durante 25 anos. O mais grave da decisão autoritária e arbitrária da empresa é que, além de configurar atitude antissindical, Eraldo estava há 11 meses de sua aposentadoria, o que contraria a Convenção Coletiva de Trabalho assinada pelos sindicatos, de trabalhadores e o patronal.

Além da prática antissindical, o jornal A Tribuna ameaça fechar suas sucursais na Baixada Santista e promover mais demissões. O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo deu apoio jurídico para que Eraldo busque na Justiça, entre outras garantias, a de estabilidade no emprego para dirigente sindical e para pré-aposentadoria, e anunciou em nota oficial que vai iniciar uma ampla campanha de denúncias e protestos contra a empresa.

Já em Apucarana, o jornal Tribuna do Norte demitiu por justa causa, no dia 22 de agosto, o diretor do Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná, Maurício Borges, sob a alegação de que o mesmo estaria obtendo vantagens indevidas usando o jornal, barrando anúncios, utilizando a internet para fins pessoais e atuando na campanha de candidato a prefeito na eleição municipal deste ano.

O Sindicato protestou contra o desrespeito da empresa à CLT, no que diz respeito à estabilidade do dirigente sindical, além de interferir na atuação profissional dos jornalistas de seu quadro ao impedir que façam assessoria a candidatos nas eleições municipais fora do horário de trabalho no jornal.

Para Ayoub Hanna Ayoub, presidente do Sindicato, essa postura da empresa configura ataque à liberdade sindical. “As razões alegadas para demitir nosso diretor por justa causa são inconsistentes, o que demonstra claramente que a direção do jornal quer mesmo provocar atrito com o Sindicato”, avalia Ayoub.

Sindicato protesta na Maratona

No último domingo (2), a Regional de Santos, Baixada Santista e Vale do Ribeira, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, realizou a primeira de uma série de manifestações contra o Jornal A Tribuna, pela demissão do diretor Eraldo dos Santos, contrariando leis trabalhistas brasileiras e internacionais. O palco foi a 9ª Meia Maratona A Tribuna Praia Grande. Além da faixa, foram distribuídos cerca de cinco mil panfletos, mostrando para a população como a direção do jornal trata os trabalhadores.

Fonte: FENAJ e Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Foto: Divulgação de panfletagem na Meia Maratona A Tribuna

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: