BLOG do O JORNALISTA

abril 1, 2015

Sindicato de SP organiza vigília pelo Diploma e ato pela Democracia

Filed under: Uncategorized — ojornalista @ 10:46 pm

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) realiza no próximo dia 7, a partir das 16 horas, em sua sede (rua Rego Freitas, 530 – sobreloja) várias atividades para celebrar o Dia do Jornalista, que terá caráter de defesa da Democracia e do diploma específico para o exercício da profissão de jornalista. Elas acontecerão no espaço Vladimir Herzog.

Neste dia será apreciada pelo plenário da Câmara Federal, em Brasília, a PEC do Diploma, que prevê a volta da exigência do diploma para o exercício da profissão, uma luta histórica da categoria que se arrasta desde 2009, quando o então ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) articulou a sua derrubada. Por isso, a partir das 16 horas, haverá uma vigília no SJSP, que é aberta a todos os profissionais que defendem a sua obrigatoriedade.

A Fenaj e os Sindicatos de Jornalistas também estarão em Brasília para a grande ato que acontece a apartir das 14 horas, no salão Verde da Câmara, pela PEC do Diploma. No mesmo dia, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) promoverá manifestação contra o PL 430 (da terceirização). Os jornalistas irão engrossar o protesto da CUT e lançarão  manifesto defendendo o Diploma e contra a terceirização, que é um dos grandes problemas nas condições de trabalho dos jornalistas.

Já às 19 horas, em São Paulo, neste momento em que setores reacionários se mobilizam para pedir a volta da ditadura militar, se realiza no espaço Vladimir Herzog, trincheira histórica em defesa do trabalho dos jornalistas, das liberdades democráticas, dos direitos humanos e da cidadania, um ato político em defesa da democracia e contra o golpismo.

O presidente do SJSP, José Augusto Camargo, faz a abertura do evento que contará com participação da diretora da entidade, Rose Nogueira, que falará em nome dos jornalistas presos e perseguidos políticos, do coordenador da Comissão da Verdade do SJSP, Milton Bellintani (que revelará o conteúdo do trabalho desenvolvido durante dois anos pelo grupo), além da entronização da tela restaurada “25 de outubro”, de autoria de Elifas Andreato, que será seguida de homenagem ao autor da obra.

conviteDia7

Celulares

Neste dia também vão a sorteio para os sindicalizados em dia com suas mensalidades, cinco celulares Galaxy ACE 4 desbloqueados. Dos cinco aparelhos, dois serão sorteados entre os associados que quitarem a anuidade e a semestralidade até a data do sorteio. Um celular será sorteado para o grupo de associados que renovarem a sua sindicalização no ano de 2015 até a data do sorteio. Não é necessário se inscrever para concorrer. Todos os que cumprirem as regras participam automaticamente com o número de sua matrícula sindical. Os aposentados também concorrem.

Programação

16 horas

– Vigília para acompanhar a votação da PEC do Diploma

19 horas

– Pronunciamento do presidente do SJSP, José Augusto Camargo

– Pronunciamento da diretora do SJSP, Rose Nogueira, em nome dos jornalistas presos e perseguidos políticos

– Exposição sobre o trabalho da Comissão da Verdade do SJSP pelo seu coordenador Milton Bellintani

– Entronização da tela restaurada “25 de outubro” de autoria de Elifas Andreato e homenagem ao autor da obra

 

Dia 7 de abril de 2015

Local: Sindicato dos Jornalistas – Espaço Vladimir Herzog, rua Rego Freitas, 530, sobreloja. Vila Buarque, São Paulo. Fone: 3217 6298

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: