BLOG do O JORNALISTA

outubro 31, 2015

O Cineclube Vladimir Herzog voltou!

Filed under: Uncategorized — ojornalista @ 12:36 pm

 

Em dia de homenagem a Vlado, reunião de jornalistas, arquitetos e cineclubistas decide retomar o histórico Cineclube Vladimir Herzog, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

O Cineclube Vladimir Herzog jogou um papel importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Filmes com O Homem que Virou Suco chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. O filme recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais, entre eles, o de Gramado e de Moscou.

A dispersão que caracterizou o período inicial da redemocratização terminou por tirar forças do cineclube, pois muitos de seus membros atiraram-se na atividade frenética de fundação de partidos, sindicatos, centrais sindicais e organizações de luta.

Algumas inciativas foram tentadas de retomada do cineclube, porém, sem maior planejamento e sem base concreta, terminaram por não vingar. Agora, um novo momento se abre, em que a luta pela democracia ganha enorme importância.

Manifestações que pedem golpe militar e instauração de ditadura exigem de jornalistas, cineclubistas, arquitetos, artistas, intelectuais, estudantes e trabalhadores uma tomada de posição clara. O Cineclube Vladimir Herzog, pelo próprio nome, já assume abertamente a luta pela democracia.

Nas telas passarão a realidade brasileira. Nos debates após os filmes, essa realidade será discutida, criticada e tomada como ponto de partida para ações concretas em defesa do Estado de Direito e do Estado Democrático.

A primeira sessão pública será dia 24 de novembro de 2015, a partir das 19:00 horas, com o filme-documentário sobre Vladimir Herzog. A segunda sessão pública trará Carlos Marighela em documentário, e será dia 8 de dezembro, no mesmo horário, no mesmo auditório de tantas lutas democráticas e históricas.

A partir desta semana, todas as terça-feiras, a partir da 16:00 h, se reunirá a comissão coordenadora do Cineclube, no mesmo Sindicato dos Jornalistas. Venha participar, trazer sua colaboração e demarcar campo em defesa da democracia.

O auditório Vladimir Herzog fica na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo: R. Rêgo Freitas, 530 – República, São Paulo – SP, 01220-010 – 11 3217-6299.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: