BLOG do O JORNALISTA

janeiro 20, 2016

Cineclube Vladimir Herzog exibe Hércules 56, dia 28 de janeiro

Filed under: Uncategorized — ojornalista @ 12:34 am

A luta contra a ditadura envolveu diretamente várias gerações de brasileiros: veteranos anteirores ao golpe e juventude dos anos 1960, 70 e 80. Todas as formas de ação contra o arbítrio foram experimentadas, das pafletagens às greves operárias, das assembleias estudantis à luta armada. Uma das ações mais significativas emblemáticas dessa luta foi o sequestro do embaixador dos EUA no Brasil Charles Elbrick, que resoltou na libertação de militantes revolucionários presos ilegal e arbitrariamente pelos militares.

Hercules_56_poster

O documentário Hércules 56, do cineasta Sílvio Da-Rin, reúne depoimentos e reflexões de personagens direntamente envolvidos nesse episódio.

A partir desse documentário, a luta pela restauração da democracia, a tortura, os desparecidos políticos, a Anistia, bem como a atual situação política no Brasil, em que a instabilidade tem aberto espaço a grupos fascistas e neonazistas, que pleiteiam abertamente a volta da ditadura militar, com o fim das liberdades duramente consquistadas nos últimos anos.

A truculência das PMs no Brasil, particularmente em São Paulo, é resquício de um tempo sombrio que ainda não foi inteiramente estudado e comprendido pelas novas gerações, que ao entarem na arena das disputas reivindicatórias sem o conhecimento da história recente, correm o risco de serem alvo fácil do autoritarismo que ainda permeida nossas instituições.

Ricardozarattini - Irã

Ricardo Zaratini

Por causa disso, um dos convidado para debater conosco é o militante revolucionário Ricardo Zarattini, um dos prisioneiros trocados pelo embaixador. Sua geração, em plena juventude, foi colhida por uma das ditaduras mais atrozes do continente. As perspectivas fechadas pela violência, os sonhos interditados pela perseguição e a clandestinidade como única forma de sobreviver serão objeto de reflexão, para a qual estão todos convidados.

HÉRCULES 56

Dia 28 de janeiro de 2016

ÀS 19h30

Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja

República

São Paulo (SP)

Entrada Franca

 

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: