BLOG do O JORNALISTA

fevereiro 25, 2018

Filme sobre Dom Paulo Evaristo Arns será exibido no Cineclube Vladimir Herzog

Filed under: Uncategorized — ojornalista @ 9:42 pm

 “Coragem – As muitas vidas do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns” conta a vida de uma das mais importantes personalidades da história recente do país, símbolo de resistência à ditadura. Após exibição, será realizado um debate com o diretor do documentário

O Cineclube Vladimir Herzog exibe na última terça-feira desse mês (dia 27), às 19h, o documentário “Coragem – As muitas vidas do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns”, de Ricardo Carvalho, que conta a vida do cardeal que se transformou em símbolo de resistência à ditadura militar (1964-1985) e promoveu diversos trabalhos sociais no país, falecido em dezembro de 2016, aos 95 anos.

O cardeal Arns – chamado de cardeal da liberdade, bispo dos oprimidos, cardeal dos trabalhadores, bispo dos presos e tantos outros – foi responsável pela criação, em 1972, da Comissão Justiça e Paz de São Paulo e também foi o principal organizador da famosa publicação “Brasil Nunca Mais”, em 1985, com relatos das prisões e torturas nos porões da ditadura.

O religioso lutou pela liberdade, ficou ao lado dos trabalhadores e dos oprimidos, combateu em defesa dos direitos humanos, e subiu morros, frequentou favelas, incursionou pelas periferias e enfrentou poderosos políticos e generais para dar proteção aos perseguidos – desde operários a intelectuais. Grande incentivador das Comunidades Eclesiais de Base, que visavam aproximar a igreja dos mais pobres, Dom Paulo criou em 1985 a Pastoral da Infância, juntamente com sua irmã Zilda Arns, morta em 2010, em acidente no Haiti.

Após a exibição do filme, haverá um debate com o jornalista e cineasta Ricardo Carvalho, que também é autor de dois livros sobre o religioso (“O Cardeal e o Repórter” e “O Cardeal da Resistência”). Segundo Carvalho, o cardeal “foi a primeira pessoa a dizer publicamente que o jornalista Vladimir Herzog havia sido assassinado e não cometido suicídio. Foi uma figura muito importante para a história de São Paulo e do país”.

O Cineclube Vladimir Herzog é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) e visa resgatar um espaço que teve papel importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Filmes como “O Homem que Virou Suco” (João Batista de Andrade, 1981) chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas no auditório Vladimir Herzog do Sindicato.

 

O quê: Exibição do documentário “Coragem – As muitas vidas do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns” + Debate com o cineasta Ricardo Carvalho
Quando: 27 de fevereiro (terça-feira). Às 19h.
Onde: R. Rêgo Freitas, 530 – República, São Paulo – SP – Sobreloja.
Mais informações: (11) 3229-7989
Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: