BLOG do O JORNALISTA

maio 16, 2018

Cineclube Vladimir Herzog exibe filme sobre ocupações e o déficit habitacional

Filed under: Uncategorized — ojornalista @ 11:20 pm

O incêndio seguido de desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, escancarou o grave problema do déficit habitacional brasileiro e a criminalização enfrentada pelos movimentos de moradia. Disposto a contribuir com o debate, o Cineclube Vladimir Herzog exibe, no dia 29 de maio (terça-feira), às 19h00, o filme “Era o Hotel Cambridge” (2016), de Eliane Caffé.

Premiado com uma menção honrosa no Festival de San Sebastián, na Espanha, onde fez sua estreia internacional, e laureado com o troféu de júri popular no Festival do Rio, “Era o Hotel Cambridge” retrata a vida de refugiados recém-chegados ao Brasil que dividem, com um grupo de sem-teto, um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Os personagens vivem tensões diárias, como a ameaça de despejo, os novos moradores do prédio, seus dramas pessoais e de aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.

O filme embaralha a fronteira entre dramaturgia e realidade, chegando a ser uma tarefa quase impossível identificar o que é espontâneo e o que é encenado. Entre as personagens está Carmen Silva, interpretando a si mesma. Ela é líder da Frente de Luta pela Moradia (FLM), organização que representa os refugiados no Hotel Cambridge. Seu dilema primordial é bolar estratégias para lidar com uma iminente ordem de despejo. Além disso, conta com o retorno do aclamado ator José Dumont, que estrelou filmes consagrados do cinema nacional, como “Morte e Vida Severina” e “O Homem Que Virou Suco”.

Debate

Após a exibição do filme, haverá um debate com os presentes sobre a situação habitacional do Brasil que, hoje, segundo dados do IBGE, conta com mais de seis milhões de famílias — ou aproximadamente 20 milhões de pessoas — que precisam de um lugar para viver, ao mesmo tempo em que sete milhões de imóveis estão vazios. O debate contará com a presença de Carmen Silva (FLM) e Carla Caffé, produtora do longa, e do arquiteto e urbanista Caio Santamore, professor da FAUUSP e membro da Peabiru, ONG de assessoria técnica e trabalhos comunitários e ambientais.

Sobre o Cineclube Vladimir Herzog

O Cineclube Vladimir Herzog é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) e visa resgatar um espaço que teve papel importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Filmes como “O Homem que Virou Suco”, de João Batista de Andrade, chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas pelo Cineclube. As sessões são sempre nas últimas terças-feiras de cada mês, seguidas por debates com realizadores dos filmes e/ou convidados.

Para mais informações, visite nosso blog e nossa página nas redes sociais.

O que: Exibição do filme “Era o Hotel Cambridge” + Debate sobre o déficit habitacional no Brasil.

Quando: 29 de maio (terça-feira), às 19h.

Onde: Rua Rêgo Freitas, 530, sobreloja. República, São Paulo. (Perto das estações de metrô República e Higienópolis-Mackenzie).

Mais informações: (11) 3229-7989

Evento gratuito.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: